Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Desaposentação

Será possível?

Publicado por Genival de Oliveira
há 2 anos

O Projeto de Lei nº 172/2014 foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. De autoria do Senador Paulo Paim (PT-RS), ele modifica a Lei nº Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, para possibilitar ao trabalhador aposentado ou seu pensionista o direito à desaposentadoria.

De acordo com o projeto, seria permitido que as aposentadorias por tempo de contribuição, especial e por idade, concedidas pela Previdência Social, sejam renunciadas por seus beneficiários. Ao optar pela desaposentação, o beneficiário não terá que devolver os benefícios recebidos e não perderá o tempo já contado na concessão da aposentadoria.

O Senador Flávio Arns, relator da matéria, salientou que todos os governos anteriores foram contra a desaposentação, defendendo que a aposentadoria seria irretratável. Os principais argumentos são que “a interpretação de que a possibilidade da reversão da aposentadoria incentivaria o trabalhador a sair da ativa cedo; a de que o tempo da aposentadoria já pago representaria uma perda aos cofres públicos; e a de que o tempo de contribuição gerado pela volta à ativa poderá levar a um aumento do benefício futuro”.

O texto segue para análise na Câmara dos Deputados.

Fonte: Agência Senado

#direitoprevidenciário #previdenciário #previdência #previdênciasocial #INSS #desaposentação #projetodelei #direitos #advocaciaprevidenciária #advocacia #advogado #genivaladvogado #aposentadoria #APOSENTADOS

  • Sobre o autorAdvogado Especialista
  • Publicações209
  • Seguidores52
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações47
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desaposentacao/1347971073

Informações relacionadas

Fernanda Quadros, Advogado
Artigoshá 3 anos

Quem faz parte do grupo familiar para receber o BPC/LOAS?

Kemil Aby Faraj, Advogado
Notíciashá 3 meses

Nova Chance para Aposentados: Comissão Aprova Lei de Desaposentação

Central Law, Gerente de Marketing
Artigoshá 5 anos

Desaposentação: o que é e qual o entendimento do STF

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)